top of page

“Professor como devo encaminhar minha profissão, fazendo um curso técnico ou faculdade?”


Vários alunos me fazem a mesma pergunta. “Professor como devo encaminhar minha profissão, fazendo um curso técnico ou faculdade?” Essa dúvida, é muito comum, sempre passam pelo pensamento dos jovens iniciantes em todas as áreas.

Para que possamos resolver esta duvida, basta pensarmos o que necessitamos no momento. Nossas escolhas devem ser pautadas pelo estabelecimento de metas e objetivos. Uma vez estabelecidas às metas, necessitamos elaborar um plano de ação para que possamos atingi-las. Vamos tentar facilitar as coisas:

- Como realizar a escolha do que necessitamos no momento?

- Nós não podemos perder o foco na subsistência, pois como vamos nos manter nos próximos anos?

- Na atual situação do país, em que todas as perspectivas são incertas, devemos estar preparados para as oportunidades quando elas se apresentarem.

Nesse caso, devemos estabelecer o alvo, que será o de realizar um curso técnico para atingir a primeira meta, e assim termos uma formação profissional que nos possibilitará um embasamento técnico suficiente para nos mantermos. Essa escolha se deve ao fato de que possuímos apenas o ensino fundamental concluído e estamos concluindo ou por concluir o ensino médio. Depois de concluso o ensino médio, que ocorrerá no período do curso técnico, fará a escolha pelo ensino superior, que necessitará de outras metas.

Quando optamos pela faculdade, teremos a possibilidade de conseguir uma nova oportunidade de trabalho com a capacitação obtida de técnico, com remuneração, melhor para custear os estudos acadêmicos.

No caso de escolha da faculdade, estaremos abandonando um degrau importante na formação profissional, pois na profissão se divide em partes distintas. Temos, a aprendizagem, que nos confere os conhecimentos básicos para que possamos entender os desafios diários. Depois se passa a qualificação, nesta fase aprendemos como utilizar os conhecimentos básicos para realizar desafios mais ousados e por ultimo nesta fase que é o técnico, que teremos a missão de orientarmos os produtivos na forma correta e de melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para superarmos os objetivos estipulados pela profissão.

Durante o período da faculdade teremos custos inerentes a formação que são livros, que muitas das vezes são caros. Alem de outros recursos necessários na formação acadêmica. Como custear as despesas que surgiram em decorrência da escolha no momento? Nesta fase, é que podemos nos valer da capacitação do técnico, pois temos o conhecimento teórico e pratico suficiente para poder prover nossos próprios meios de subsistência.

Na faculdade temos uma visão ampla de conhecimentos acadêmicos que nos orientaram como projetar novas estratégias profissionais. Esses conhecimentos serão transmitidos de forma teórica e abstrata, pois não teremos a noção daqueles processo na pratica, teremos que alem de entender possuirmos visão espacial para projetarmos em pensamento, o que se passa na pratica, com será este equipamento? Como pode realizar esta operação? Como poderemos interagir no processo?

Espero ter ajudado aos que estão na dúvida.

Boa sorte!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page